60 anos do CIGS

Entre ou Cadastre-se

Selva!

O Centro de Instrução de Guerra na Selva

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é uma Organização Militar (OM) localizada em Manaus, no estado do Amazonas, que tem como objetivo oferecer treinamento especializado para integrantes das Forças Armadas e Auxiliares brasileiras, bem como militares de Nações Amigas, em técnicas de combate e sobrevivência na selva. É considerado um dos mais importantes Centros de Instrução de Guerra na Selva do mundo.

O CIGS é uma referência em treinamento de militares para o combate na selva. O local oferece diversos cursos e estágios, além de realizar pesquisas, experimentações doutrinárias e adestramento de tropas para a defesa e a proteção da Amazônia brasileira.

Os cursos incluem atividades como técnicas de orientação, construção de abrigos, técnicas de sobrevivência, combate em ambientes de selva, patrulha fluvial e terrestre, operações de resgate, técnicas aeromóveis, módulos de tiro, lutas entre outras. A Equipe de Instrução – Equipe MUNDURUKU – é constituída por militares experientes e altamente capacitados, muitos deles com ampla experiência em operações militares em ambientes de selva, no Brasil e no exterior.

O CIGS possui um quartel-sede em Manaus e mais 7 (sete) Bases de Instrução (BI) desdobradas em um campo de instrução de 1.152 km² de área de selva totalmente preservada, que equivale a 160.000 campos de futebol. No ano de 2017, o Campo de Instrução foi denominado Campo de Instrução General Sampaio Maia (CIGSM), em homenagem ao 3º Comandante do Centro de Operações na Selva e Ações de Comandos (COSAC) e, também, o 1° Comandante Militar da Amazônia Guerreiro de Selva. O CIGSM também é carinhosamente conhecido como “Quadrado Maldito”.

O Zoológico do CIGS ocupa uma área de 45.000 m², coberta em sua maior parte de vegetação amazônica preservada. Considerado um dos principais pontos turísticos de Manaus, possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando com um plantel de 1142 animais, sendo 65 mamíferos, 47 aves, 231 répteis e 799 peixes, totalizando uma riqueza de mais de 61 espécies. O Zoo CIGS prioriza a educação ambiental, a pesquisa, a conservação e o acolhimento, onde todos os animais são oriundos de órgãos ambientais e criadouros autorizados.

O CIGS também possui uma sala de imersão, que apresenta a história da conquista, da manutenção, do desenvolvimento e da defesa da região amazônica, além da importância das Forças Armadas nesse contexto e a sua relação com a fauna e a flora locais.

Em suma, o Centro de Instrução de Guerra na Selva é uma instituição de vital importância para a preparação de tropas e militares para operações em ambientes de selva, orgulho do Comando Militar da Amazônia (CMA), orgulho do Exército Brasileiro (EB) e orgulho do Brasil.

ATENÇÃO!

Esse site contém venda de bebidas alcoólicas

Você tem mais de 18 anos?

Se beber, não dirija.